sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Tecnologias e Educação

Tecnologias e Educação

Simone Anselmo Girão

O uso das tecnologias nos processos de aprendizagem precisa acompanhar o desenvolvimento socioeconômico das sociedades, no sentido de garantir a todos os grupos representados na sociedade brasileira; independente de questões étnicas, de gêneros, de necessidades especiais, o acesso aos conhecimentos contemporâneos mediados pelas novas tecnologias e relevantes para garantir as pessoas qualidade de vida, não somente relacionada à questão econômica, mas também as demandas culturais e políticas, de conhecimento do todo social.
A educação deve sempre estar associada às necessidades do cotidiano sociocultural dos grupos: trabalho, família, formação acadêmica, religião, enfim diretamente ligada ao bem estar das pessoas na profundidade da relação do eu com o outro.
As tecnologias podem ser aliadas nesse processo de garantir aos grupos sociais os conhecimentos necessários para que se possa viver bem, no sentido econômico e no sentido cultural, de ter acesso aos conhecimentos “produzidos” (poder de reflexão de atuação intelectual na realidade social que se faz parte) para que esse conjunto de saberes transforme a mentalidade coletiva e assim democratize o acesso das pessoas aos bens materiais e imaterias produzidos por uma sociedade. Porém, os instrumentos tecnológicos quando utilizados como simples meios de comunicação dominados por um grupo da sociedade que tem intenções publicitárias e mercadológicas podem se tornar mecanismos de reprodução e aumento das desigualdades, bem como se torna um meio de reforçar o senso comum, engessando as possibilidades de interpretação e reflexão sociocultural das pessoas. Um exemplo de instrumento de poder relacionado à tecnologia e formador das mentalidades é a televisão. Temos também os computadores e mídias como a internet, porém esses menos utilizados pela população, comparando ao uso de televisores.
Para que as tecnologias sejam utilizadas no sentido de contribuir com a formação profissional e pessoal dos grupos sociais é necessário repensarmos os objetivos da aprendizagem em nosso país. O primeiro deveria ser o de findar as desigualdades sociais e econômicas, oportunizando as pessoas condições reais de acesso e de produção dos conhecimentos ligados as necessidades específicas de cada grupo.

Bibliografia e Fontes

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. e PRADO, Maria Elisabette B.B. Integração tecnológica, linguagem e representação. Boletim do Programa Salto para o Futuro. TVEscola, 2005. Disponível no site http://www.tvebrasil.com.br/salto (acesso 20/11/2008).

MORAN, José Manuel. Desafios da televisão e do vídeo à escola In ALMEIDA, Maria Elizabeth & MORAN, José Manuel (org.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005, p. 96-100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário